Publicado em: 29/01/2024

2024: o ano da construção sustentável e inovadora

2024: o ano da construção sustentável e inovadora

A necessidade de proporcionar boas condições de temperatura para os trabalhadores é uma preocupação que se estende por séculos em empresas com ambientes fechados. No entanto, com as mais recentes soluções de ventilação natural e conforto térmico, é possível dizer que 2024 tem tudo para ser o ano da construção sustentável, consciente e inovadora.

O Kit Veneziana é uma dessas soluções para resolver os problemas de ventilação natural e conforto em ambientes industriais. Oferecido pelo Grupo MB, o kit se tornou o maior serviço para as empresas que buscam ventilação natural com o máximo de personalização.

Ao longo deste guia, vamos trazer mais detalhes sobre o que é construção sustentável, o que torna a construção sustentável e como o Kit Veneziana do Grupo MB pode ser o ponto de partida para esse movimento na sua organização. Confira e tire todas as dúvidas!

A ascensão da construção sustentável e consciente

A construção consciente, também chamada de construção sustentável, é uma tendência baseada em princípios que visam não apenas manter bons edifícios, mas também reduzir o impacto ambiental e promover o bem-estar dos seus ocupantes 

Desde o planejamento e o design, passando pela escolha de materiais e a execução das obras, até a operação e manutenção do imóvel, a construção consciente busca aplicar práticas que preservem os recursos naturais, reduzam o consumo de energia e água, e minimizem o impacto negativo sobre o meio ambiente.

A prática reúne uma série de medidas para garantir um bom nível de eficiência no uso de recursos naturais e o conforto das pessoas que ocupam prédios, galpões etc.

O aproveitamento da iluminação e ventilação natural, o uso de materiais de construção “eco-friendly”, a implementação de sistemas de captação de água da chuva e a busca por certificações de construções sustentáveis são alguns dos pilares do movimento.

Abaixo, descubra mais sobre o que está por trás do mercado de construções sustentáveis e as novas tendências da construção civil.

Crescimento no mercado de construções sustentáveis

A ascensão das construções sustentáveis e conscientes nos últimos anos é um reflexo direto da conscientização global sobre a necessidade de mitigar os impactos ambientais e promover práticas mais responsáveis na indústria da construção civil. 

De acordo com dados do Barômetro da Construção Sustentável, um estudo produzido pelo grupo Saint-Gobain, o setor da construção é responsável por boa parte das emissões globais de CO2 no mundo, respondendo por aproximadamente 37% do total. 

Além disso, 40% dos resíduos sólidos são gerados por atividades construtivas, enquanto metade dos recursos naturais consumidos é atribuída a esse setor. São números que destacam a magnitude dos impactos ambientais causados pela construção civil.

A boa notícia é que o mercado tem experimentado um crescimento devido aos benefícios conquistados com as práticas de sustentabilidade. Um estudo que revela essa tendência é o World Green Building Trends Study, conduzido pela empresa de pesquisa e análise de dados Dodge Construction Network, em 2021.

A pesquisa, que conta com uma gama global de participantes, demonstra que existe uma economia real de custos operacionais em edifícios verdes e renovações sustentáveis. 

No primeiro ano, as economias ultrapassam 16% em novas construções e reformas, atingindo mais de 20% em renovações ou retrofits verdes. Essa redução de custos está associada a uma série de fatores, incluindo a redução no consumo de energia, a eficiência no uso de água e a manutenção dos edifícios.

É um resultado que demonstra que o mercado está se movendo em direção a construções mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente. Essa mudança reflete a preocupação com a economia de recursos e com o bem-estar das pessoas que ocupam esses espaços.

Novas tendências na construção civil

Muitas empresas estão se voltado para tendências mais sustentáveis na arquitetura corporativa. Em geral, temos visto novas maneiras de minimizar o impacto ambiental e promover espaços funcionais para os próprios colaboradores. 

A incorporação de tecnologias inteligentes, como sistemas de automação e sensores de economia de energia, é um bom exemplo de iniciativa que torna os edifícios corporativos mais autossuficientes.

Outros exemplos envolvem a integração de soluções de iluminação e ventilação natural, áreas verdes e espaços de relaxamento, que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam ou trabalham nos edifícios.

Felizmente, essa é uma mudança que não se restringe apenas a escritórios e ambientes comerciais, pois se estende também a fábricas e galpões.

Arquitetura para o conforto dos colaboradores

Embora a garantia de um local de trabalho confortável seja uma exigência de normas legais como a NR-17, as empresas estão percebendo que existem outros benefícios de promover um ambiente mais saudável e produtivo para os seus colaboradores.

Indústrias que investem em arquitetura voltada para o bem-estar podem ganhar com o aumento da motivação da equipe, redução do absenteísmo, melhoria na qualidade do trabalho e, consequentemente, aumento da produtividade.

Uso de materiais sustentáveis

A construção civil tem se voltado para a utilização de materiais com durabilidade, reciclabilidade e menor emissão de gases poluentes. Madeiras certificadas são um caso popular, por serem oriundas de florestas manejadas de forma responsável. 

A reutilização de materiais, como o uso de tijolos recuperados, madeira de demolição e até mesmo contêineres reciclados, também ganha espaço na construção civil.

Estruturas de ventilação natural são outra tendência para ambientes como fábricas e galpões. As venezianas industriais, por exemplo, são utilizadas para permitir a entrada e a saída de ar nos edifícios, facilitando a circulação do ar fresco.

Há uma variedade de práticas e tecnologias adotadas na construção sustentável além das mencionadas anteriormente. Todas convergem para uma abordagem mais consciente e responsável nas edificações das empresas.

Arquitetos falando sobre construção sustentável enquanto mexem numa maquete com prédios e árvores em miniatura

Exemplos no mundo e no Brasil

Em diferentes países, construções ganham vida para abrigar atividades e representar um compromisso mais amplo: o cuidado com as pessoas e com o planeta. Esse movimento, distante de ser restrito a grandes empreendimentos, também se manifesta em instalações menores e em ambientes corporativos.

Na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, a Bullitt Center é um prédio de escritórios que é referência em construção sustentável, por obter certificações de alto nível em questões de eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e gestão de resíduos.

Outro exemplo é o The Edge, um edifício corporativo em Amsterdã, na Holanda, que é um dos prédios mais sustentáveis do mundo. Ele utiliza energia renovável e possui sistemas inteligentes de controle e otimização de recursos. Como resultado, proporciona um ambiente de trabalho saudável e produtivo para os colaboradores.

No Brasil, um exemplo de construção sustentável envolve o projeto realizado pelo Grupo MB para a Coca-Cola em Trindade, cidade de Goiás (GO). A multinacional otimizou um dos seus depósitos no Brasil com a implementação das nossas venezianas indústrias de policarbonato e o Lanternim em cumeeira de policarbonato

O resultado? Essas soluções proporcionaram iluminação e ventilação natural ao depósito no município goiano, tornando o espaço mais sustentável e confortável para os colaboradores da Coca-Cola.

Kit Veneziana: um aliado da inovação sustentável

O Kit Veneziana é parte da linha de produtos do Grupo MB para ventilação natural em ambientes industriais. As nossas venezianas são estruturas formadas por aletas que permitem a circulação de ar mesmo quando fechadas.

Elas são compostas por materiais como PVC, policarbonato e aço, o que garante o máximo de eficiência na ventilação dos ambientes industriais.

O diferencial do Kit Veneziana é proporcionar agilidade na aquisição das venezianas. Sua empresa tem a chance de aproveitar a experiência de montar o próprio kit, além de adicionar acessórios, como telas para a proteção contra insetos, e receber a compra no prazo escolhido.

Sem falar que a implementação das venezianas do Grupo MB resulta em benefícios palpáveis, como a redução do consumo de energia elétrica, o conforto térmico dos espaços de trabalho e a prevenção contra infiltrações indesejadas.

Benefícios do Kit Veneziana para a construção sustentável

Descubra as vantagens do Kit Veneziana para sua empresa! Agora que você já conhece como funciona essa solução oferecida pelo Grupo MB, vamos explorar as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio.

Consultoria para instalação e uso das venezianas

Desde a montagem das peças até a configuração para se adaptar ao ambiente, diversos elementos precisam ser considerados durante o processo de instalação de venezianas industriais. Sabendo desses desafios, o Grupo MB oferece uma consultoria especializada para as empresas que montam o Kit Veneziana.

Na consultoria, a nossa equipe técnica fornece orientação e suporte para a instalação das venezianas industriais. Ela acontece assim que o cliente adquire o kit e precisa realizar a montagem das venezianas no ambiente industrial.

Esse serviço é oferecido pelos profissionais especializados da nossa equipe técnica, que contam com expertise no produto e conhecimento sobre como realizar a instalação das venezianas de acordo com as expectativas da sua empresa.

Nossa equipe pode ajudar na interpretação dos manuais de montagem, oferecer dicas para otimizar o processo de instalação, responder a dúvidas que possam surgir e fornecer assistência técnica caso ocorra algum problema durante a montagem das venezianas.

Autonomia para o processo instalação

O Kit Veneziana é projetado para simplificar a instalação das venezianas industriais. Por oferecer autonomia às empresas, o kit elimina a dependência de profissionais na escolha e instalação da estrutura mais adequada ao ambiente de trabalho. 

Com instruções claras e um time de consultoria à disposição, sua empresa consegue tomar decisões sem a necessidade de contratar um especialista. 

Isso agiliza todo o projeto, permitindo uma adaptação mais ágil do ambiente, e oferece a liberdade para que a empresa personalize e ajuste as venezianas conforme suas necessidades específicas de ventilação.

Essa autonomia é um diferencial do Kit Veneziana. É uma maneira de colocar nas suas mãos o controle direto do processo, desde a escolha do produto até a instalação, garantindo um ambiente adaptado às demandas da sua empresa.

Economia de energia e qualidade do ar

Em muitos casos, a falta de sistemas de ventilação natural pode limitar a circulação de ar. Isso, por sua vez, leva à necessidade de recorrer a sistemas de refrigeração artificiais para manter as condições de temperatura e conforto térmico.

A solução ideal para reduzir essa dependência excessiva de energia elétrica e melhorar as condições ambientais internas está em estratégias de ventilação natural, como a oferecida pelo Kit Veneziana do Grupo MB

Além de diminuir os gastos energéticos, a ventilação natural das venezianas melhora a qualidade do ar interior do local de trabalho. A renovação do ar reduz a concentração de poluentes e umidade, criando um ambiente mais saudável.

A melhoria na qualidade do ambiente tem impactos positivos na saúde dos colaboradores, pois a empresa está criando as condições necessárias para minimizar problemas respiratórios e promover um espaço de trabalho agradável.

A estagnação do ar aumenta o risco de proliferação de microrganismos, mofo e odores desagradáveis. No entanto, quando sua empresa investe em venezianas industriais, está contribuindo para manter o ambiente limpo para os colaboradores.

Superioridade em relação aos métodos tradicionais de ventilação

Sistemas tradicionais de ventilação, como o ar-condicionado, embora ofereçam controle sobre a temperatura, geralmente consomem uma quantidade alta de energia elétrica. 

Eles exigem mais investimento inicial, manutenção frequente e consomem energia durante seu funcionamento, o que se reflete em altos custos operacionais a longo prazo. 

Além disso, esses sistemas muitas vezes usam refrigerantes prejudiciais ao meio ambiente, especialmente aqueles que contêm clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidrofluorcarbonetos (HFCs), que podem contribuir para a degradação da camada de ozônio e para o aquecimento global. Por fim, necessitam de substituições e reparos constantes.

Já o Kit Veneziana é uma solução de ventilação natural totalmente diferente, pois se baseia na circulação de ar nos ambientes industriais. É uma proposta alternativa de ganhar em conforto e reduzir a dependência de energia elétrica da empresa.

Fazendo uso de aberturas ajustáveis para regular o fluxo de ar, as nossas venezianas industriais criam um ambiente mais fresco sem a necessidade de dispositivos mecânicos, diminuindo consideravelmente os gastos com energia.

Vale ressaltar que o Kit Veneziana é composto por materiais duráveis e de alta qualidade, como PVC, que garantem uma vida útil prolongada e minimizam a necessidade de manutenção frequente do sistema.

A construção inteligente das venezianas industriais do Grupo MB proporciona uma ventilação consistente ao longo do tempo. O resultado é uma operação confiável e com custos de manutenção reduzidos durante anos de uso.

Em termos de sustentabilidade, o uso de ventilação natural oferecido pelo Kit Veneziana ainda contribui para a redução das emissões de carbono, afinal, não requer quantidade de energia elétrica como os sistemas convencionais. Por aproveitar a luz natural, reduz-se a necessidade de iluminação artificial, o que se alinha com práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Baixo peso quando comparado ao vidro

O peso reduzido das venezianas do Grupo MB tem um impacto positivo nos aspectos estruturais das instalações industriais

Por serem mais leves em comparação ao vidro, nossas venezianas contribuem para diminuir a carga estrutural sobre os edifícios, o que pode resultar em economia de custos na construção ou na adaptação de estruturas para suportar as venezianas.

Outra vantagem está na segurança: o baixo peso específico das venezianas minimiza os riscos associados à manipulação e instalação, tornando o ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais envolvidos.

Autoextinguí­vel

A capacidade autoextinguível das venezianas representa um fator crucial em termos de segurança e conformidade com normas regulatórias. Essa propriedade significa que o material utilizado na fabricação das venezianas possui a capacidade de retardar ou interromper a propagação de chamas, caso ocorra um incêndio. 

É um benefício importante para garantir a segurança dos colaboradores, equipamentos e instalações, já que reduz os riscos de propagação rápida do fogo e proporciona mais tempo para a evacuação e ação dos sistemas de combate a incêndios.

Construções Sustentáveis: arquitetos e engenheiros com EPIs e sorrindo olhando para o projeto atual

O futuro da construção sustentável e o papel do Grupo MB

As tendências sustentáveis que ganharam força nos últimos anos — e que seguem em ascensão — continuarão a direcionar o mercado de construção consciente no futuro. A arquitetura corporativa está evoluindo para se adaptar a esses novos paradigmas, pois a ênfase na sustentabilidade não é mais uma opção, mas sim um diferencial competitivo

A seguir, vamos explicar mais sobre o que esperar do mercado de construções conscientes e por que o Kit Veneziana pode colocar sua empresa no caminho da sustentabilidade.

O que esperar do mercado de construção consciente?

A busca por edifícios verdes e a necessidade de considerar o bem-estar dos ocupantes continuará a guiar o mercado de construção no Brasil e no mundo, com organizações priorizando instalações que ofereçam ambientes sustentáveis e produtivos.

Muitos planos estabelecem parâmetros para pessoas e empresas que estão contribuindo para um mundo mais sustentável. Um desses planos é a Agenda 2030, um plano global adotado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2015, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem alcançados até o ano de 2030. 

Esses objetivos abrangem questões sociais, econômicas e ambientais, como erradicação da pobreza, garantia de saúde e bem-estar, redução das desigualdades, entre outros.

Dentro da Agenda 2030, o objetivo 9 é um dos que estão relacionados com a construção consciente. O ODS 9 envolve promover o desenvolvimento sustentável a partir de soluções tecnológicas nas indústrias que podem combater problemas ambientais e sociais.

Muitas empresas estão cooperando com o ODS 9, e com toda a Agenda 2030, porque essa colaboração está alinhada às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), um conjunto de critérios que cada vez mais orientam investimentos e decisões empresariais.

Segundo estudo realizado pela PwC e Ibracon, 91% das empresas de capital aberto no país publicaram relatórios com temas ESG. O volume desses relatórios revela a crescente preocupação das organizações com o impacto ambiental das suas atividades.

A tendência é que nos próximos anos ainda mais empresas, reconhecendo os benefícios e a importância das práticas de ESG, passem a se preocupar com práticas de sustentabilidade, tanto em suas operações quanto na construção de novas instalações.

Essa preocupação sinaliza um movimento contínuo em direção a práticas empresariais mais sustentáveis e voltadas para o bem-estar coletivo.

Por que montar o seu Kit Veneziana com o Grupo MB?

Adquirir o Kit Veneziana em 2024 não é apenas um investimento em venezianas industriais de alta qualidade. Significa também criar uma parceria com uma organização comprometida com um futuro mais sustentável, alinhado com a Agenda 2030.

O Grupo MB compartilha dessa visão global por promover soluções que vão além de simplesmente oferecer ventilação natural para ambientes industriais. 

As venezianas e outros produtos, como o Domus Linealight e o Lanternim, contribuem com a redução das emissões de gases de efeito estufa, uma vez que diminuem a dependência das empresas da energia elétrica para alimentar sistemas de iluminação e climatização.

O MB Smart, nossa solução de gerenciamento de iluminação, otimiza o uso de energia, contribuindo significativamente para a mitigação das mudanças climáticas.

O Grupo MB, com a missão de promover soluções sustentáveis para diferentes tipos de ambientes industriais, é uma empresa comprometida com metas globais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Portanto, montando o Kit Veneziana, você não apenas investe em soluções para ventilação e iluminação, mas também se torna parte de uma causa maior. Sua empresa está escolhendo a sustentabilidade, a eficiência energética e a preservação do meio ambiente.

Agora que você já sabe da possibilidade de montar seu próprio Kit Veneziana e ter nas mãos a oportunidade de criar construções sustentáveis, com ambientes industriais mais conscientes, convidamos sua empresa a conhecer mais sobre essas e outras soluções do Grupo MB.

No e-commerce do Kit Veneziana, você pode começar sua busca e adquirir online as venezianas industriais para sua empresa. Confira nosso site agora mesmo!