Publicado em: 05/01/2023

Benefícios projeto de climatização industrial com sustentabilidade

Benefícios projeto de climatização industrial com sustentabilidade

Máximo conforto térmico, economia de energia e mais saúde para os colaboradores são alguns benefícios indiscutíveis da ventilação natural. Na busca pela sustentabilidade, os gestores vêm investindo cada vez mais em um projeto de climatização industrial com esse tipo de solução, a exemplo das venezianas de ventilação permanente. Continue a leitura, conheça todas as vantagens e veja por que vale a pena o investimento!

 

Quais são os pontos críticos de um projeto de climatização industrial?

Um projeto de climatização industrial precisa ser muito bem pensado para evitar problemas corriqueiros que culminam em rombos no orçamento e afetam a produtividade dos colaboradores. A seguir, listamos os principais pontos críticos que você precisa driblar.

Elevado consumo de energia

Um projeto de climatização com aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, representa um custo altíssimo de energia elétrica no final do mês, sobretudo nos meses mais quentes do ano. Nesse sentido, pensar em alternativas de ventilação que não consomem energia para funcionar é o melhor caminho para uma linha de produção mais econômica e sustentável.

Riscos para a saúde dos colaboradores

Um galpão industrial mal ventilado afeta a saúde dos colaboradores, favorecendo a propagação de doenças respiratórias causadas por vírus, fungos e bactérias. A manutenção inadequada dos aparelhos de ar-condicionado agrava esse problema, fazendo com que o ar sujo e viciado circule entre os colaboradores, afetando as vias aéreas.

Ausência de conforto térmico

O conforto térmico é algo fundamental para o rendimento dos colaboradores. Mais do que isso, um ambiente termicamente agradável é imprescindível para manter o bem-estar e a integridade física das equipes. Por isso, a busca pelo conforto térmico deve ser prioridade em qualquer projeto de climatização industrial.

 

Como garantir o conforto térmico e a saúde dos colaboradores?

Aparelhos climatizadores como o ar-condicionado proporcionam conforto térmico para os colaboradores. No entanto, não são opções vantajosas em termos de saúde respiratória e bem-estar. Nesse âmbito, o destaque são as soluções de ventilação natural, que conseguem trazer máximo conforto térmico a partir da renovação constante do ar no galpão.

Conheça os benefícios da ventilação natural

A seguir, explicaremos os principais benefícios desse tipo de ventilação.

Redução no consumo de energia

Os sistemas de ventilação natural não consomem energia elétrica para funcionar. Esse é o ponto mais vantajoso no âmbito administrativo e operacional, pois permite uma economia de energia significativa para a indústria.

Melhor aproveitamento do espaço

As soluções de ventilação natural não exigem espaço extra para gerenciamento do sistema ou armazenagem de equipamentos. Essas soluções se adaptam facilmente ao espaço disponível no galpão, podendo ser distribuídas de forma estratégica do piso ao teto.

Máximo conforto térmico

Os sistemas de ventilação natural trazem máximo conforto térmico por meio da renovação constante do ar interno do galpão. A partir do fluxo natural do ar impulsionado pelos sistemas inteligentes, é possível manter a fábrica com temperatura sempre agradável sem a necessidade de recorrer aos aparelhos de ar-condicionado.

Baixa necessidade de manutenção

Com as soluções de ventilação natural, o gestor não terá gastos extras relacionados à manutenção. O sistema é dimensionado de forma a atuar em alta performance com garantia de estanqueidade e sem peças sujeitas a desgaste.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Com o ganho em conforto térmico e melhoria na qualidade do ar interno na fábrica, a produtividade dos colaboradores tende a se elevar. Afinal, não haverá mais problemas decorrentes do calor excessivo, como fadiga extrema, dores de cabeça ou desidratação.

 

Como funciona a ventilação natural?

A ventilação natural funciona a partir do uso estratégico das correntes de ar para proporcionar a renovação constante do ar dentro do galpão, trazendo máximo conforto térmico e eliminando poluentes para proporcionar um local de trabalho mais salubre.

 É válido ressaltar que um projeto de climatização industrial com ventilação natural precisa considerar uma variável muito importante: a taxa de renovação de ar necessária para cada ambiente fabril.

 A partir desse cálculo, os projetistas conseguem prever a performance ideal, de modo a dimensionar um sistema compatível com as necessidades de cada galpão e, assim, garantir o retorno sobre o investimento.

Em qual solução apostar para promover a ventilação natural?

As venezianas industriais são as soluções campeãs de escolha quando falamos em ventilação natural e sustentável. Esse sistema opera a custo zero de energia, impulsionando a entrada de ar no galpão e permitindo a renovação constante, o que traz máximo conforto térmico e eleva a qualidade do ar interno.

 Isso evita aqueles problemas relacionados ao calor excessivo e à propagação de doenças respiratórias. Do ponto de vista orçamentário, o maior ganho é em relação à economia de energia, possibilitando que a indústria atinja a eficiência energética em médio e longo prazo.

 Como sabemos, esse é um dos pilares da sustentabilidade nas indústrias. Portanto, se você quer configurar um projeto de climatização industrial moderno, sustentável e de máximo desempenho, já sabe em qual solução investir!

 Quer saber mais sobre a importância da ventilação natural nos projetos arquitetônicos? Entenda como funciona e descubra por que sua indústria precisa desse recurso!