Publicado em: 03/04/2024

Como combater o calor excessivo em galpões industriais?

Como combater o calor excessivo em galpões industriais?

O aumento de temperatura se tornou um desafio para os trabalhadores industriais que enfrentam jornadas diárias em galpões fechados. Devido à falta de estruturas adequadas de ventilação ou refrigeração, muitas empresas estão tendo que repensar suas instalações para lidar com o calor excessivo e garantir o bem-estar de suas equipes. 

Os números falam por si. Dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas)¹ revelam que existe uma alta chance de que a temperatura média global anual até 2027 ultrapasse 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Na prática, isso significa que o calor tende a aumentar nos próximos anos.

Felizmente, existe uma série de medidas que podem ajudar as indústrias a lidar com as perspectivas de aumento de temperatura. Continue a leitura para saber quais são essas medidas e comece a amenizar o calor nos galpões da sua organização!

Qual o impacto do calor nos galpões industriais?

O calor excessivo cria condições desconfortáveis para os trabalhadores da indústria e ainda afeta de várias maneiras a eficiência dos processos de produção. Essa questão é ainda mais crítica em regiões onde as temperaturas elevadas são frequentes.

Por trás do aumento da temperatura interna dos galpões estão diversos fatores, como a intensa exposição solar, falta de ventilação e presença de maquinários que geram calor. Tudo isso pode levar a uma série de consequências indesejadas, como:

  • aumento da recorrência de problemas de saúde, como insolação, desidratação e até mesmo complicações mais sérias, como golpes de calor;
  • maior recorrência de faltas no trabalho, pois os trabalhadores podem ser mais propensos a problemas de saúde relacionados ao calor;
  • baixo desempenho e menor vida útil de equipamentos industriais, levando a custos de manutenção e substituição.

Fica claro que a busca por soluções para enfrentar o calor excessivo nos galpões industriais vai além do impacto humano, uma vez que a eficiência operacional e até as máquinas da empresa são afetadas por esse problema.

Como combater o calor excessivo em galpões industriais?

Separamos uma lista de estratégias para desafiar as altas temperaturas e proporcionar bem-estar aos colaboradores que atuam nos galpões industriais. Aproveite as dicas!

Dicas de bem-estar para os colaboradores

Pequenas mudanças nos horários e na rotina da equipe podem fazer uma grande diferença na tentativa de enfrentar o calor excessivo. Confira nossas sugestões a seguir.

Hidratação constante

Incentive a hidratação regular disponibilizando água fresca em vários pontos do galpão. Coloque bebedouros estrategicamente posicionados para que os colaboradores possam ter fácil acesso à água. Certifique-se de que os recipientes de água estejam sempre limpos e reabastecidos para encorajar a hidratação frequente,

Horários flexíveis

Considere ajustes nos horários de trabalho para evitar os períodos mais quentes do dia. Possibilitar horários flexíveis pode permitir que os colaboradores realizem suas tarefas em momentos mais frescos, reduzindo a exposição ao calor intenso.

Roupas adequadas

Incentive o uso de roupas leves e respiráveis, como algodão ou materiais sintéticos que facilitem a evaporação do suor. Uniformes confeccionados em tecidos arejados, como malha ou poliéster respirável, permitem uma melhor circulação de ar e contribuem para o conforto térmico dos colaboradores durante o expediente.

Pausas frequentes

Estabeleça pausas curtas de 10 a 20 minutos na jornada diária para que os trabalhadores se afastem das áreas mais quentes. Durante esses intervalos, encoraje a reidratação e o consumo de alimentos leves para repor energias.

De acordo um estudo recente publicado na revista PLOS ONE, micropausas de 10 minutos ou até menos durante o trabalho também podem aumentar o vigor e diminuir a fadiga.

Treinamento sobre o calor

Ofereça orientação aos colaboradores sobre os riscos associados ao calor, os sintomas de exaustão e as medidas preventivas. Eduque a equipe sobre a importância de reconhecer os primeiros sintomas do calor excessivo no corpo e incentive a busca por ajuda quando necessário.

Espaços de descanso climatizados

Considere a criação de áreas específicas de descanso equipadas com sistemas de ventilação ou refrigeração. Projete esses espaços de forma a proporcionar conforto ergonômico, com assentos apropriados e condições favoráveis ao relaxamento.

Melhorias estruturais no galpão

Além de pequenas alterações na jornada diária dos colaboradores, há medidas maiores que as empresas podem implementar diretamente nos galpões para tornar o ambiente mais confortável e lidar com o calor excessivo. A seguir, separamos algumas sugestões.

Veneziana industrial para combate ao calor

Ventilação cruzada

Incentive a criação de aberturas estratégicas que permitam a ventilação cruzada no galpão. Essas aberturas devem ser posicionadas de maneira a facilitar a entrada e saída do ar, contribuindo para a renovação constante do ambiente.

Coberturas vegetais

Avalie a possibilidade de criar telhados verdes ou jardins verticais para auxiliar no resfriamento do ambiente. Essas soluções proporcionam sombra e reduzem a absorção de calor, o que contribui para a manutenção de temperaturas mais amenas dentro do galpão.

Uso de cores claras

A aplicação de tonalidades claras nas paredes e telhados do galpão, como branco, bege ou tons pastéis, ajuda a refletir a luz solar incidente no ambiente, e isso contribui para a redução do ganho de calor no interior do espaço. 

Além disso, diminui-se a necessidade do uso intensivo de sistemas de refrigeração artificial para manter a temperatura adequada.

Manutenção regular

Os sistemas de refrigeração ou ventilação precisam normalmente de cuidados específicos para assegurar seu funcionamento ao longo do tempo. Porém, a necessidade de manutenção varia consideravelmente conforme o tipo de sistema adotado.

No caso de sistemas convencionais de refrigeração, como o ar-condicionado, a manutenção periódica e frequente para prolongar a vida útil dos equipamentos.

Já para as empresas que optam por venezianas industriais, como as oferecidas pelo Kit Venezianas, a manutenção é mínima. Essas venezianas não demandam energia elétrica para funcionar, reduzindo consideravelmente a necessidade de ajustes ou consertos.

Caso seu ambiente industrial tenha venezianas, basta uma limpeza básica com água e sabão para preservar seu desempenho ao longo do tempo.

Uso de venezianas

As venezianas industriais são estruturas projetadas para promover um aumento do fluxo de ar para o interior do ambiente de trabalho. Quando instaladas, funcionam como aberturas estratégicas que permitem a entrada de ar fresco no local.

No entanto, sozinhas, as venezianas não reduzem o calor! O ideal é instalar as venezianas industriais e o lanternim no mesmo galpão para potencializar a renovação de ar.

Por que adquirir o Kit Veneziana para combater o calor excessivo?

Para simplificar a aquisição e a instalação das venezianas nos galpões industriais, nosso time do Grupo MB desenvolveu o Kit Veneziana. Esse conjunto oferece uma maneira prática de adquirir e instalar as venezianas no ambiente industrial.

Com opções de materiais como aço galvalume, policarbonato e PVC, o Kit atende às demandas de resistência, durabilidade e custo-benefício. Você também pode adicionar acessórios para as venezianas, como a tela de proteção contra insetos.

Além disso, a consultoria com os técnicos do Grupo MB garante que sua empresa não precise contratar mão de obra especializada para o processo, oferecendo o suporte necessário para a instalação e o monitoramento do desempenho das venezianas.

Agora que você conhece as estratégias para combater o calor excessivo nos galpões industriais, a melhor atitude agora é avaliar a viabilidade dessas dicas em seu contexto específico. Planeje cuidadosamente e, em seguida, implemente um plano de ação adaptado às necessidades do seu ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre as vantagens das venezianas para a indústria? Aproveite para conferir agora por que essa é a melhor solução de ventilação para o verão!

1 https://news.un.org/en/story/2023/05/1136732#:~:text=There%20is%20a%2066%20per,for%20at%20least%20one%20year.