Publicado em: 20/10/2022

A importância da ventilação natural nos projetos arquitetônicos

A importância da ventilação natural nos projetos arquitetônicos

A ventilação natural é hoje um dos principais recursos quando se fala em projetos arquitetônicos ecologicamente corretos. Sobretudo no segmento industrial, essa preocupação está relacionada à necessidade de buscar eficiência energética e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de vida dos colaboradores. É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando as duas soluções de ventilação natural que são campeãs de escolha.

 

Os projetos arquitetônicos precisam de ventilação natural?

Sim. Um projeto arquitetônico que não considera a ventilação natural certamente ocasionará custos extras para a edificação. No caso dos projetos industriais, o gestor gastaria mais com sistemas de ventilação forçada. Sem falar no uso exacerbado de aparelhos climatizadores como o ar-condicionado, que gera despesas elevadas com energia elétrica. 

Por outro lado, quando os projetistas priorizam a ventilação natural, a edificação ganha em conforto térmico sem precisar consumir energia elétrica. Além disso, o local de trabalho fica mais saudável, pois não haverá acúmulo de ar viciado. A renovação constante do ar é o grande diferencial dos sistemas de ventilação natural, reduzindo custos com energia, eliminando o calor do ambiente e repondo constantemente os níveis de oxigênio.

Quer entender melhor como funciona? Baixe nosso e-book gratuito e saiba tudo a respeito dos sistemas de iluminação e ventilação natural para indústria!

projetos arquitetônicos + ventilação natural

 

Quais são os tipos de ventilação natural?

Vamos aos tipos de ventilação natural utilizados frequentemente na configuração dos projetos arquitetônicos.

 

Ventilação por gravidade

A ventilação por gravidade é o tipo mais eficiente em termos de performance. Isso porque, nessa configuração, cria-se uma corrente orientada pelo vento partindo de uma entrada potente de ar. Essa entrada pode ser uma janela ou uma veneziana industrial de alto desempenho. Assim, o ar consegue atravessar o ambiente interno e, devido à pressão negativa, ser impulsionado para a cobertura da edificação, por onde sairá, renovando o ciclo da ventilação.

 

Ventilação em única lateral

Esse tipo de ventilação se baseia na configuração do layout do projeto. Ao contrário da ventilação cruzada, a ventilação em única lateral dispensa a necessidade de aberturas opostas no ambiente. A ideia é justamente criar uma abertura única em uma das laterais, por onde a corrente de ar entrará e será distribuída estrategicamente conforme a divisão dos espaços internos.

 

Ventilação cruzada

A ventilação cruzada é uma das mais conhecidas nos projetos arquitetônicos. O objetivo desse tipo de ventilação é favorecer o fluxo natural da corrente de ar daquela região. A utilização desse recurso também dependerá do layout da edificação, podendo ser configurada na vertical ou na horizontal. A escolha pelo tipo mais adequado de ventilação natural dependerá, portanto, da divisão espacial do projeto e das necessidades de cada edificação.

 

2 soluções para potencializar a ventilação natural nos projetos arquitetônicos

As soluções mais utilizadas para potencializar a ventilação natural em projetos arquitetônicos industriais são as venezianas e os lanternins. Esses recursos são muito frequentes tanto nas obras novas quanto nos retrofits, de modo a modernizar a fábrica a partir de uma instalação sustentável e com retorno garantido.

O principal retorno é em relação à eficiência energética, já que as venezianas e os lanternins operam a custo zero de energia. Geralmente, as duas soluções são instaladas em conjunto, pois assim é possível explorar ao máximo os benefícios da ventilação natural.

Nesse percurso, a corrente de ar que entra pelas venezianas é responsável por trazer conforto térmico para o galpão, enquanto gases e possíveis partículas tóxicas são eliminadas pelo processo de exaustão realizado nos lanternins. A seguir, vamos detalhar as funcionalidades dessas soluções para você compreender por que vale a pena o investimento.

 

1. Venezianas industriais

Estas são as principais características e vantagens das venezianas industriais:

  • Proporcionam a renovação constante do ar na fábrica;
  • Trazem conforto térmico e eliminam o ar viciado;
  • São muito resistentes e têm extensa vida útil;
  • Possuem baixo peso específico e são fáceis de instalar;
  • Potencializam a iluminação natural e protegem contra os raios UV.

 

2. Lanternins industriais

Estas são as principais características e vantagens dos lanternins industriais:

 

  • Melhoram consideravelmente a qualidade do ar no galpão;
  • Fazem a reposição dos níveis de oxigênio;
  • Eliminam eventuais partículas tóxicas;
  • Preservam a saúde respiratória dos colaboradores;
  • Possuem custo zero de manutenção e não emitem ruídos; 
  • Não precisam de uma fonte energética para o seu funcionamento. 

 

A instalação dessas soluções eleva sua fábrica a um patamar mais sustentável e contribui para que a indústria atinja a eficiência energética. Isso é imprescindível no contexto da sustentabilidade industrial, pois atesta a responsabilidade social da empresa e valoriza a imagem da marca no mercado. 

Saiba mais sobre o assunto! Baixe nosso guia completo de ventilação natural e entenda todos os conceitos envolvidos nesse processo!