Publicado em: 24/01/2022

Entrada de ventilação em galpões industriais: entenda a importância de calcular

Entrada de ventilação em galpões industriais: entenda a importância de calcular

 

O cálculo relacionado à entrada de ventilação em galpões industriais é de suma importância para desenvolver uma obra de alta performance. Quem investe em soluções de ventilação natural precisa estar muito atento a esse cálculo para ter certeza de que o sistema vai operar com máximo desempenho. Neste conteúdo, mostraremos como fazer isso na prática. Confira!

 

Como funciona o cálculo de entrada de ventilação?

O cálculo da entrada de ventilação em um ambiente industrial indica qual a taxa de troca de ar por hora que é necessária para manter o local sempre agradável termicamente. As variáveis que interferem nesse cálculo vão depender das características de cada recinto, como a presença de aparelhos climatizadores – como ar-condicionado – e os demais recursos de ventilação existentes (aberturas, por exemplo).

As dimensões da fábrica também interferem no cálculo. A base de referência é a troca total do volume de ar presente no galpão em determinado período de tempo. Essa taxa é medida em trocas por hora, estabelecendo que, por meio dos recursos de ventilação, aquele ambiente deverá trocar todo o ar interno durante X vezes a cada hora.

Uma forma de otimizar e validar esse cálculo é a partir de metodologias da Engenharia Computacional, como o CFD (Computational Fluid Dynamic). O CFD é um software de modelagem 3D que funciona como uma calculadora de fluidos, validando na realidade virtual os dados de ventilação do galpão colhidos pelos projetistas no espaço físico.

Esse processo permite testar diferentes possibilidades no modelo computacional antes de tirar o projeto de ventilação natural do papel. Assim, é garantido que o sistema terá máximo desempenho, realizando as trocas de ar necessárias para que o galpão tenha conforto térmico sem que a indústria precise recorrer a aparelhos climatizadores.

Quer saber mais sobre ventilação natural na indústria? Baixe nosso guia gratuito que explica os conceitos e aplicações desse sistema inteligente!

 

3 motivos para calcular a entrada de ventilação de um ambiente

 

Vamos agora aos principais motivos para fazer um cálculo acurado da entrada de ventilação na fábrica.

 

Garantia de conforto térmico

Um projeto de ventilação natural com venezianas traz sustentabilidade e economia de energia para a indústria. No entanto, para que a solução seja bem dimensionada, é preciso estar atento à taxa de renovação do ar necessária para aquele ambiente, como dissemos anteriormente. Portanto, fazer um cálculo rigoroso é essencial para ter certeza de que a fábrica terá conforto térmico.

 

Ambiente agradável e produtivo

Do mesmo modo, um cálculo acurado da entrada de ventilação no galpão permitirá que os colaboradores fiquem mais produtivos naquele ambiente. Afinal, um local termicamente agradável traz bem-estar e qualidade de vida no trabalho, evitando problemas clássicos como dores de cabeça, cansaço e desidratação.

 

Obra mais valorizada

Um galpão industrial com excelentes níveis de conforto térmico certamente é mais valorizado do que uma obra que deixa a desejar nesse quesito. Se a temperatura interna agradável for mantida sem a necessidade de consumir energia, melhor ainda. Esse é o caso das soluções de ventilação natural, que além do conforto térmico trazem economia e sustentabilidade para a indústria.

Venezianas industriais para entrada de ventilação: eficiência energética, conforto e sustentabilidade 

As venezianas industriais são soluções de ventilação natural campeãs de escolha em projetos inteligentes e sustentáveis. As venezianas permitem a renovação constante do ar dentro do galpão, mantendo a temperatura interna sempre agradável e evitando o acúmulo de ar viciado no interior da fábrica. Tudo isso, é claro, sem consumir energia.

Os ganhos imediatos incluem mais salubridade e bem-estar no local de trabalho, enquanto que em médio e longo prazo a indústria poderá atingir a eficiência energética. O retorno sobre o investimento é, portanto, garantido. A seguir resumimos as principais vantagens e diferenciais das venezianas:

  • Ventilação permanente e controlada;
  • Redução de custos com ar-condicionado;
  • Conforto térmico e elevada qualidade do ar;
  • Telas anti-pragas e vedação contra infiltração;
  • Zero emissão de ruídos e fácil instalação;
  • Excelente acabamento e design minimalista.

Quanto ao custo-benefício da aquisição, uma ótima dica é adquirir as venezianas online. O Grupo MB, que há 20 anos é referência no segmento de iluminação e ventilação natural, disponibiliza venezianas industriais com o preço mais competitivo do mercado e entrega em tempo recorde.

A montagem pode ser feita por conta própria, o que reduz custos e de instalação e agiliza ainda mais o lançamento da obra, já que os projetistas não vão depender da agenda de montadores. Fizemos um breve comparativo das vantagens de adquirir seu Kit Veneziana pela internet em relação à compra no modelo convencional:

  • Prazo para receber um orçamento: 3 dias úteis no modelo convencional; 1 minuto comprando pela internet. Redução percentual de 99,97% no tempo;
  • Prazo de fabricação/entrega: 20 dias úteis no modelo convencional; 3 dias úteis comprando pela internet. Redução percentual de 85% no prazo;
  • Tempo gasto com aprovação e documentação: 2 dias úteis no modelo convencional; 10 minutos comprando pela internet. Redução percentual de 99,3% no tempo.

Com tantos recursos e benefícios, não será difícil garantir a entrada de ventilação na fábrica para obter conforto térmico a custo zero de energia.

 

Gostou da ideia? Visite o e-commerce do Grupo MB, personalize o seu pedido e receba seu Kit Veneziana em tempo recorde!