Publicado em: 13/09/2021

O que é e como manter em dia a renovação de ar industrial

O que é e como manter em dia a renovação de ar industrial

 

A renovação de ar industrial é um dos critérios mais importantes quando falamos em conforto térmico e bem-estar no local de trabalho. Manter esses aspectos em dia nos ambientes fabris é algo desafiador. Especialmente tendo em vista que a cadeia produtiva nesses espaços gera poluentes e outras substâncias que comprometem a qualidade do ar.

Renovar o ar dentro dos ambientes é fundamental para a sua indústria também por uma questão de bem-estar dos colaboradores. Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, passamos 85% do tempo da nossa vida em ambientes fechados. Sendo assim, é fundamental olhar para a qualidade do ar que estamos respirando. 

O ar que não é renovado pode ocasionar alguns sintomas e problemas de saúde nos colaboradores que poderá prejudicar o bem-estar e, consequentemente, seu rendimento. São alguns exemplos:

  • dores de cabeça;
  • sonolência;
  • fadiga;
  • náuseas;
  • acometimento por doenças virais e bacterianas;
  • etc.

Uma das formas possíveis de a sua indústria contornar esse desafio é contando com um bom projeto de ventilação natural. Quando dimensionado conforme a taxa de renovação de ar necessária para aquele ambiente, o resultado é altamente satisfatório. 

Neste artigo, explicaremos a importância desse quesito nos galpões industriais e o papel das venezianas nesse contexto. Confira!  

 

Qual a importância da renovação de ar industrial

 

Ambientes fabris geralmente são extensos, fechados e cheios de gente, o que dificulta muito a circulação do ar no local. Como sabemos, o acúmulo de ar viciado facilita a transmissão de doenças respiratórias causadas por fungos, vírus e bactérias. Especialmente no contexto da Covid-19, investir em soluções que otimizem a renovação de ar industrial se tornou algo ainda mais urgente.

As venezianas industriais são opções de ventilação natural bastante recomendadas nesses casos. Um projeto de alta performance precisa considerar a taxa de renovação de ar ideal para cada ambiente, de modo que as aberturas das venezianas favoreçam uma troca de ar eficiente. Assim, a renovação e o conforto térmico estarão garantidos. 

Outra vantagem é que se tratam de soluções sustentáveis, que funcionam a custo zero de energia. Assim, é possível reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de climatização com aparelhos de ar-condicionado. Isso contribui para uma economia de energia considerável na indústria. 

Podemos dizer, então, que a importância da renovação de ar industrial vai além da saúde, bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores. Afinal, em um ambiente termicamente agradável, a produtividade também aumenta, o que se reflete nos lucros da empresa. Sem falar no posicionamento sustentável da marca, que tende a se valorizar no mercado. 

—> Quer saber mais sobre ventilação natural para galpões industriais? Acesse nosso conteúdo e conheça todos os benefícios!

 

O que fazer para garantir a circulação do ar em galpões

 

Vimos que o cálculo da taxa de renovação de ar industrial é um dos pontos-chave para um projeto bem-sucedido. Essa taxa é dada pela fórmula T = Q/V, na qual:

  • Q corresponde à vazão em metros cúbicos por segundo;
  • V ao volume em metros cúbicos;
  • e T à taxa de renovação do ar

Isto é, a taxa de renovação é o número de vezes que determinado volume de ar é totalmente renovado em certo intervalo de tempo. Esse número é indicado em trocas por hora, sendo, portanto, um dado essencial para que as aberturas das venezianas sejam dimensionadas corretamente.

Somente com esse cálculo é possível ter certeza de que o sistema de ventilação natural implementado terá desempenho satisfatório. Quando em conjunto com lanternins industriais, esse sistema de ventilação natural pode ser potencializado, trazendo ainda mais vantagens. 

Isso graças aos fenômenos físicos conhecidos como efeitos Venturi e chaminé. Neles, o ar que entra pelas venezianas promove uma renovação de ar industrial no ambiente por completo. Enquanto isso, o ar viciado que sai pelos lanternins leva consigo poeira e eventuais partículas tóxicas para fora do galpão. 

Quem opta pelas venezianas de policarbonato ganha ainda um atributo extra: a iluminação natural. Esse é, sem dúvida, o material de melhor custo-benefício na escolha das venezianas industriais. Além da leveza, resistência e estética das venezianas em policarbonato, elas apresentam excelente eficiência luminosa. Isso também favorece o bem-estar dos colaboradores e ajuda a reduzir o uso das lâmpadas artificiais. 

—> Falando em policarbonato, aproveite e veja este conteúdo com os 10 motivos para priorizar esse material na hora de comprar as venezianas da sua fábrica!

 

Ventilação natural e venezianas industriais

 

Agora que você já compreendeu a importância da renovação de ar industrial e o papel das venezianas nessa missão, vamos à maneira mais fácil de adquirir seu Kit Veneziana no mercado das soluções sustentáveis

Estamos falando da compra pela internet. Nessa modalidade, além de economizar com os custos da visita técnica, o comprador consegue tirar a obra do papel em tempo recorde.

Isso porque as venezianas são entregues em apenas 3 dias úteis e podem ser montadas por conta própria. Assim, quem trabalha com revenda e instalação poderá agilizar os orçamentos e otimizar o projeto para o cliente final. Como diz o ditado: tempo é dinheiro! Então, quanto mais rápido a obra for concluída, melhor para todos os envolvidos. 

Para você se convencer que a compra online de venezianas é a opção de melhor custo-benefício, fizemos este breve comparativo com a modalidade convencional de aquisição: 

  • Prazo para receber um orçamento: 3 dias úteis no modelo convencional; 1 minuto comprando pela internet. Redução percentual de 99,97% no tempo.
  • Prazo de fabricação/entrega: 20 dias úteis no modelo convencional; 3 dias úteis comprando pela internet. Redução percentual de 85% no prazo.
  • Tempo gasto com aprovação e documentação: 2 dias úteis no modelo convencional; 10 minutos comprando pela internet. Redução percentual de 99,3% no tempo.

Agora sim não restam dúvidas de que vale a pena adquirir seu Kit Veneziana pela internet, acelerando o prazo da obra e usufruindo o quanto antes dos benefícios da ventilação natural! 

Se você gostou da ideia, visite o e-commerce do Grupo MB, personalize o seu pedido no site e receba seu Kit completo com manual detalhado de instalação!