Publicado em: 27/09/2021

Vantagens da ventilação natural sobre o climatizador de ambiente industrial

Vantagens da ventilação natural sobre o climatizador de ambiente industrial

O climatizador de ambiente industrial é um dos recursos utilizados para aumentar o índice de qualidade do ar interno, um dos indicadores mais importantes no universo industrial. Esse índice mede a concentração de substâncias contaminantes presentes em ambientes fechados, como nos galpões industriais. No entanto, o climatizador não é a alternativa de melhor custo-benefício do mercado.

 

As vantagens da ventilação natural sobre o climatizador são enormes, a começar pela economia de energia. Isso porque as soluções de ventilação natural não dependem de eletricidade para funcionar. 

Neste conteúdo, vamos falar dos demais benefícios desses sistemas, sobretudo quando o projeto combina lanternins e venezianas industriais. Continue a leitura e entenda porque vale a pena o investimento!

 

O que é e como funciona um climatizador de ambiente industrial

 

O climatizador de ambiente industrial é um recurso para melhorar a qualidade do ar nos galpões de fábricas. Esse equipamento será encontrado em diversos modelos, como fixo, portátil e evaporativo. A solução funciona transferindo o ar captado para o sistema de filtros, que expelirá esse ar a uma temperatura de 10º a 12ºC mais baixa do que entrou.

 

Com esse fluxo, o ambiente interno ganha conforto térmico, ficando mais agradável para os colaboradores. O consumo energético não é elevado, mas para garantir uma boa performance do climatizador, é preciso considerar as taxas de renovação de ar necessárias para o ambiente, pois isso interfere na escolha da potência do equipamento.

 

Conheça alternativas ao climatizador sem custo energético

 

Tanto no uso de climatizador de ambiente industrial, quanto nas alternativas de ventilação natural (sem custo energético), o cálculo da taxa de renovação do ar é imprescindível para o funcionamento ideal do sistema. Essa taxa corresponde ao número de vezes que determinado volume de ar é totalmente renovado em um dado intervalo de tempo.

 

No caso das soluções de ventilação natural – como as venezianas industriais – esse cálculo é o que vai orientar o dimensionamento das aberturas da veneziana, de modo a garantir a máxima eficiência da solução. A seguir, falaremos mais sobre o funcionamento desse sistema e de outro grande aliado da ventilação natural: o lanternim.

 

Lanternins industriais

 

O objetivo de um lanternim é o mesmo de um climatizador de ambiente industrial: favorecer a troca de ar e o conforto térmico dentro do galpão. Contudo, trata-se de uma solução que funciona a custo zero de energia, assim como as venezianas. Portanto, essas opções são mais vantajosas do que os climatizadores.

 

Além disso, a performance do lanternim é superior à do climatizador industrial. Seu funcionamento se dá com base nos efeitos Venturi e chaminé, permitindo a renovação constante do ar por meio da ventilação cruzada. Nesses processos, o ar quente “sobe” e escapa pelo lanternim, levando consigo eventuais partículas tóxicas em suspensão.

 

Venezianas industriais do Grupo MB: compre online

 

O lanternim que falamos acima é uma estrutura metálica instalada no telhado dos galpões. A solução pode, no entanto, trabalhar em parceria com as entradas de ar disponíveis no galpão, como as janelas ou venezianas industriais. Um sistema que integra lanternim e venezianas representa o que há de mais eficiente em termos de qualidade do ar na indústria. Isso, é claro, sem consumir energia.

 

É justamente por serem soluções sustentáveis e que trazem eficiência energética, que esses sistemas de ventilação natural são as opções campeãs em obras novas e projetos de retrofit industrial. Elas superam o climatizador de ambiente industrial no quesito de eficiência energética, que é o menor consumo de recursos para o melhor resultado.

 

Referência na fabricação dessas soluções há mais de 15 anos, o Grupo MB lançou agora uma nova forma de adquirir venezianas industriais: o Kit Veneziana, com venda pela internet, entrega em tempo recorde e montagem por conta própria.

 

—> Quer saber mais a respeito? Acesse nosso conteúdo para conhecer outras vantagens das venezianas e entender porque vale a pena comprar pela internet!

 

A entrega em 3 dias úteis torna essa forma de aquisição muito vantajosa também para profissionais autônomos que trabalham com a revenda do produto. Nesse cenário, eles poderão repassar o orçamento de imediato ao cliente final. Basta personalizar o pedido no site conforme as especificações cada projeto para obterem o valor estimado da compra.

 

Isso otimiza a cadeia de serviço e acelera a execução da obra, principalmente porque a montagem é facilitada. O Kit vem acompanhado de um manual completo de instalação, o que é vantajoso não só para o profissional de revenda, mas, também, para quem comprará o produto para o próprio galpão. Assim, o gestor não precisa ficar refém da agenda de montadores. Sem falar que economizará bastante sem essa despesa.

 

—> Se você trabalha com revenda de soluções industriais, descubra porque é mais vantajoso comprar e revender com o Grupo MB!

 

Com tantas vantagens, não resta dúvida de que essa forma de adquirir venezianas tem o melhor custo-benefício do mercado. A agilidade da obra permitirá usufruir do produto o quanto antes, tirando seu projeto de ventilação natural do papel com uma solução de alta performance e retorno garantido.

 

Tem interesse na solução? Visite o e-commerce do Grupo MB e torne a indústria mais sustentável aliando eficiência energética e alta produtividade!