Publicado em: 24/10/2022

Elementos vazados ou venezianas industriais? Entenda as diferenças

Elementos vazados ou venezianas industriais? Entenda as diferenças

Os elementos vazados, também conhecidos como cobogós, são peças muito utilizadas na construção civil e arquitetura de forma estética e também para favorecer a iluminação e ventilação natural. No entanto, nesses dois últimos quesitos os elementos vazados deixam a desejar em comparação às venezianas industriais.

Um projeto de iluminação e ventilação natural dimensionado com venezianas sai na frente em termos de economia de energia e sustentabilidade porque potencializa a renovação do ar no interior dos ambientes. Os elementos vazados, por sua vez, não conseguem fazer isso de forma satisfatória.

Neste conteúdo, falaremos das diferenças entre os elementos vazados e as venezianas industriais para que você possa fazer a escolha mais condizente com o seu projeto. Confira!

 

O que são elementos vazados?

Os elementos vazados substituem paredes convencionais nos ambientes, funcionando não só como divisórias estéticas, mas, também, como um mecanismo para proporcionar a entrada de ar e de luz na construção. Entre os materiais mais utilizados na fabricação dos elementos vazados estão o concreto, a cerâmica, o vidro e o plástico.

A escolha do material dependerá das particularidades de cada projeto, considerando-se fatores como a resistência da peça. As áreas externas, por exemplo, demandam o uso de elementos vazados de concreto, pois estão sujeitas às intempéries climáticas. Já nas divisórias de espaços internos é muito comum a utilização de cobogós de cerâmica e plástico.

 

E o que são venezianas industriais?

As venezianas industriais são recursos da construção civil que permitem a ventilação permanente de galpões por meio da renovação constante do ar. Essas soluções conseguem trazer máximo conforto térmico para o galpão e elevar a qualidade do ar interno, preservando assim o bem-estar e a saúde dos colaboradores.

As venezianas funcionam sem consumir energia elétrica, o que as torna também grandes aliadas da sustentabilidade industrial, pois permitem que as indústrias atinjam a eficiência energética e, ao mesmo tempo, proporcionem mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Os benefícios das venezianas resultam também no aumento da produtividade das equipes na indústria. Afinal, um galpão confortável termicamente estimula o rendimento e evita problemas frequentemente ocasionados pelo calor excessivo, como dores de cabeça, cansaço e desidratação.

Do ponto de vista da economia de energia, podemos dizer que um projeto de venezianas industriais bem dimensionado dispensa o uso de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado. Isso é essencial para o equilíbrio orçamentário da indústria, tendo em vista que os climatizadores geram despesas elevadas com energia elétrica. Sem falar que deixam a fábrica com ar viciado – pois não há renovação – o que é prejudicial para a saúde respiratória das equipes.

Quanto aos materiais, as matérias-primas mais utilizadas na fabricação das venezianas industriais são placas de aço, PVC e policarbonato translúcido. Esse último é a opção mais indicada quando o projeto consiste em aliar ventilação e iluminação natural, pois o policarbonato apresenta uma excelente taxa de transmissão luminosa.

 

Venezianas ou elementos vazados: qual possui o melhor custo-benefício?

As venezianas apresentam o melhor custo-benefício para a indústria, considerando-se suas vantagens em relação ao conforto térmico, qualidade do ar e economia de energia. Podemos resumir essas vantagens da seguinte maneira:

  • Redução de custos com ventilação forçada;
  • Máximo conforto térmico devido à renovação constante do ar;
  • Eficiência energética e sustentabilidade para a indústria;
  • Iluminação natural com bloqueio dos raios UV;
  • Pouca necessidade de manutenção;
  • Estrutura leve que facilita a instalação.

Os elementos vazados, embora favoreçam a ventilação, não proporcionam uma taxa de conforto térmico tão elevada quanto as venezianas. Além disso, demandam manutenção e limpeza constantes, pois os vãos das peças acumulam muita poeira e outros resíduos. Como os elementos vazados não possuem vedação, as peças não apresentam isolamento termoacústico eficiente nem proteção contra os raios UV.

Tendo em vista todos esses aspectos, o investimento em venezianas industriais traz um retorno muito mais positivo do que os elementos vazados. Portanto, se você está em busca de um projeto de ventilação natural de máximo desempenho, já sabe no que investir.

Para facilitar ainda mais a vida dos gestores, o Grupo MB lançou uma nova modalidade de compra de venezianas industriais: pela internet. No e-commerce do Grupo MB – empresa que há 20 anos é referência no segmento de iluminação e ventilação natural para indústria – é possível adquirir as venezianas com facilidade, praticidade e entrega em tempo recorde.

Outra vantagem é que o Kit Veneziana do Grupo MB pode ser montado por conta própria. Assim, os projetistas não precisam depender da agenda de terceiros para realizar a obra. Ou seja, dá para usufruir dos benefícios da ventilação natural o quanto antes com essa escolha inteligente, otimizando recursos e elevando a indústria a um patamar mais moderno e sustentável.

Tem interesse na solução? Visite nosso e-commerce de venezianas industriais e personalize seu pedido com o melhor custo-benefício do mercado!