Publicado em: 07/10/2022

Como obter conforto térmico nos galpões industriais em 4 passos

Como obter conforto térmico nos galpões industriais em 4 passos

A busca por conforto térmico nos galpões industriais é um dos grandes desafios dos gestores na era da sustentabilidade. Mais do que proporcionar um ambiente corporativo agradável, a intenção das equipes de Segurança do Trabalho é elevar a indústria a um patamar mais sustentável. Afinal, isso aumenta a credibilidade da instituição no mercado.

Mas é possível garantir conforto térmico sem desequilibrar o orçamento da fábrica e sem gerar despesas de energia elétrica? Sim. É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando como as soluções inteligentes de ventilação natural permitem manter o galpão confortável termicamente sem consumir eletricidade. Confira!

 

Qual a importância do conforto térmico nos galpões industriais?

Diversos problemas acontecem quando os galpões industriais não possuem sistemas eficientes de ventilação. A fadiga extrema – que leva à baixa produtividade – é só um desses incômodos corriqueiros. O desenvolvimento de doenças respiratórias também preocupa, já que um local sem ventilação adequada fica mais propenso à circulação de vírus, fungos e bactérias.

Além disso, existe uma norma da ABNT que regulamenta os padrões de funcionamento da indústria, de modo a tornar esse ambiente mais salubre e agradável. Trata-se da NR-17. Essa norma estabelece, entre outras coisas, a necessidade do conforto ambiental e da ergonomia no local de trabalho. A intenção é trazer mais qualidade de vida para este espaço, tendo em vista que isso também impulsiona a produtividade dos colaboradores.

Outro diferencial é que, quando há conforto térmico, a indústria depende menos da utilização de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado, que é um grande inimigo das faturas de energia elétrica. Com a instalação de sistemas de ventilação natural, por exemplo, é possível até mesmo eliminar a necessidade de climatizadores. Falaremos mais desses sistemas ao longo do conteúdo.

 

É possível obter conforto térmico nos galpões industriais sem aumentar o gasto de energia?

Sim. Isso é plenamente possível caso o gestor esteja contando com soluções inteligentes de ventilação natural. Vale lembrar que esse tipo de ventilação se baseia na diferença de densidade entre o ar quente no interior dos galpões industriais e o ar mais frio no exterior.

Assim, por meio dos fenômenos físicos conhecidos como efeito Venturi e chaminé, os sistemas inteligentes conseguem proporcionar máximo conforto térmico sem consumir um Kw sequer de energia elétrica.

 

Como obter o conforto térmico nos galpões industriais em 4 passos

Vamos agora aos 4 passos básicos para obter conforto térmico sem onerar o caixa da indústria.

 

1. Utilize cores claras na pintura externa

A pintura externa dos galpões industriais é muito mais do que um cartão de visitas da fábrica. Quando as cores claras são priorizadas, o espaço ganha sensorialmente em amplitude e leveza. Sem falar que uma fachada branca ou em cores claras auxilia na reflexão da luz solar, o que ajuda a diminuir a temperatura interna. Cores escuras, por sua vez, têm efeito contrário, causando a sensação de abafamento.

 

2. Dê preferência às lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED já se consolidaram como a melhor escolha de iluminação artificial nos galpões industriais. Esse tipo de lâmpada possui um excelente custo-benefício, já que potencializa a iluminação no local enquanto consome o mínimo de energia possível. Além disso, são opções mais sustentáveis, pois não possuem elementos poluentes em sua composição.

 

3. Instale os equipamentos que utilizam diesel fora do galpão

A posição dos equipamentos e seu modo de funcionamento também afetam o conforto térmico no interior da fábrica. Os aparelhos movidos a motores a diesel, por exemplo, contribuem para elevar a temperatura interna. Por isso, o mais recomendado é que sejam instalados do lado de fora do galpão.

 

4. Aposte em soluções de ventilação e iluminação natural

As soluções inteligentes de ventilação e iluminação natural são indispensáveis para quem busca aliar conforto térmico, produtividade e economia de energia na indústria. A seguir, falaremos melhor sobre esses sistemas para você entender por que vale a pena o investimento.

 

Lanternim industrial

O lanternim industrial funciona como um potente exaustor que retira o calor excessivo e eventuais partículas tóxicas de dentro da fábrica. Seu funcionamento contribui ainda para a qualidade do ar no ambiente fabril, uma vez que possibilita a renovação dos fluidos, evitando o acúmulo de ar viciado no interior do galpão.

 

Venezianas industriais

As venezianas industriais são soluções campeãs quando o assunto é ventilação natural. Especialmente se utilizadas em conjunto com os lanternins, elas proporcionam máximo conforto térmico na fábrica – por meio da renovação constante do ar – e ainda favorecem a iluminação natural, dependendo do material em que forem fabricadas.

Saiba mais sobre os benefícios da ventilação natural para a fábrica e entenda por que investir nas venezianas industriais é o melhor caminho!

 

Domus de iluminação natural

Os domus de iluminação seguem a mesma tendência sustentável das soluções de ventilação natural. Com esse tipo de cobertura, o galpão ganha luminosidade uniforme por meio da passagem estratégica da luz solar pelas placas dos domus. Para você ter uma ideia da eficiência dessa solução, considere que os domus linear conseguem iluminar um galpão industrial por cerca de oito horas sem a necessidade de lâmpadas artificiais.

Além disso, como a luz natural é uma importante aliada da nossa saúde, os domus também se destacam como soluções inteligentes porque tornam o local de trabalho mais agradável termicamente sem deixar passar radiação perigosa. Portanto, se você está em busca de soluções que potencializam o conforto térmico e operam a custo zero de energia, já sabe em quais sistemas investir.

Se interessou pelo tema? Saiba mais sobre a entrada de ventilação nos galpões industriais e veja como calcular a taxa de renovação do ar necessária para elevar o conforto térmico na fábrica!