Publicado em: 22/03/2022

Tipos de soluções de ventilação natural para teto de galpão

Tipos de soluções de ventilação natural para teto de galpão

Já se foi o tempo em que era comum permanecer por longos períodos em espaços fechados, com iluminação artificial e ventilação por meio de aparelhos eletrônicos. Mesmo aqueles que trabalham em indústrias desejam estar em um local mais amplo e arejado, e o teto de galpão pode fazer a diferença. 

No momento em que uma empresa escolhe um ambiente ou que planeja construir o próprio espaço, muitos acabam deixando por último a escolha da luminosidade e como vai funcionar a entrada e saída de ar

O resultado pode ser sentido meses depois com a insatisfação dos colaboradores e a queda no rendimento do trabalho. Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o conteúdo completo!

 

Ventilação natural no teto de galpão ou na lateral?

É fato que nosso organismo trabalha de maneira integrada ao ambiente. Basta imaginar que você está indo trabalhar em um ambiente quente, sem ventilação e com baixa luminosidade para o corpo automaticamente entrar em estado de atenção. 

Após algumas horas nesse local, é perceptível o cansaço, o desânimo e a sensação de que você não vai dar conta de tudo. Agora, faça o inverso e pense em um local arejado e com luminosidade uniforme. Até aumenta a vontade de trabalhar, não é mesmo?

Essa percepção atinge todos os profissionais e pode ter uma ligação direta com os rendimentos do seu negócio. Por isso é tão importante pensar e estruturar a ventilação natural. 

Mas, qual é o modelo certo? Devo priorizar um sistema que atue no teto de galpão ou na lateral? 

Sabemos que a resposta vai depender do ambiente, do espaço e de como os colaboradores atuam nesse local. Em alguns casos, a instalação de um sistema nas paredes já é suficiente para trazer luminosidade e ar fresco

Porém, em outros, pode ser indicada a instalação diretamente no teto, abrangendo uma área ainda maior. Independentemente da escolha de instalação, certifique-se de que os materiais escolhidos são de qualidade e que vão amenizar os problemas da sua fábrica

Como o enfoque é melhorar a  ventilação natural, de nada adianta optar por produtos que possam aumentar a sensação térmica dentro do estabelecimento, não é mesmo? Lembre-se: o barato pode sair caro.

 

Produtos para ventilação natural

Com o crescimento do mercado e a decorrente preocupação com os espaços de trabalho, surgem diversas opções voltadas a potencializar a ventilação natural em teto de galpão

Por isso, antes de escolher, confira a lista que preparamos com algumas alternativas:

 

  • Lanternim

Talvez você ainda não conheça esse nome, mas vai ficar fascinado com o funcionamento desse sistema. A principal função é realizar a troca de ar de maneira simples e natural, proporcionando um ambiente ideal, sem gastos em energia elétrica. 

Como o lanternim não conta com peças móveis ou que podem sofrer desgastes ao longo do tempo, essa é a alternativa para quem não quer ter problemas com a manutenção

 

 

  • Brises 

Conhecida por ser ideal no combate às altas temperaturas, os brises são instalados na parte de fora das construções para bloquear a radiação do sol. 

O formato mais conhecido é em lâminas e pode ser colocado em casas e empresas. Bloqueando os raios do sol fica mais fácil controlar a temperatura interna.

 

  • Venezianas

Além de melhorar a temperatura do local, as venezianas industriais  promovem a economia de energia e o aumento de produtividade da equipe, já que são um sistema de ventilação permanente. Com essa opção, é possível ter a troca constante de ar, proporcionando conforto térmico e retirando o ar viciado do local.

Está procurando mais informações sobre o tema? Então confira o nosso guia de ventilação natural para a indústria!

Mais do que equilibrar o clima, a solução também contribui com a luminosidade do espaço, fazendo toda a diferença para os colaboradores. Deu para perceber que se trata da opção mais versátil disponível no mercado, né?

 

Soluções do grupo MB em ventilação natural para teto de galpão e laterais

 

Se você ficou interessado nas venezianas, o Grupo MB pode te ajudar! Oferecemos um kit de venezianas para teto de galpão e lateral. A compra pode ser feita em poucos cliques.

A facilidade no pedido, a agilidade na entrega e o custo-benefício são algumas das vantagens, sem deixar de lado a economia, já que o custo com eletricidade é reduzido já nos primeiros dias.

A compra pela internet é mais rápida e fácil, ideal para quem quer instalar a solução o quanto antes. Deseja garantir o seu kit agora mesmo? Então acesse a nossa plataforma e confira o passo a passo!