Publicado em: 25/10/2021

Ventiladores industriais ou sistemas de ventilação natural com venezianas? Entenda as diferenças

Ventiladores industriais ou sistemas de ventilação natural com venezianas? Entenda as diferenças

Os ventiladores industriais são uma opção bastante conhecida na climatização de fábricas e galpões. Esses equipamentos funcionam por meio do deslocamento do ar, criando correntes de mudanças de pressão que alteram a temperatura aérea e dão a sensação de refrescamento.

 

No entanto, os ventiladores não são a melhor escolha em termos de custo-benefício, tendo em vista que consomem energia e não são tão eficientes do ponto de vista da renovação do ar no ambiente. Nesse quesito, as venezianas de ventilação natural são imbatíveis, aliando conforto térmico, qualidade do ar e economia de energia.

 

Continue a leitura e entenda por que vale a pena o investimento!

 

Importância da renovação do ar em galpões industriais

 

A preocupação com a renovação do ar precisa ser constante no ambiente industrial. Estamos falando de locais amplos e fechados, o que dificulta a manutenção da qualidade do ar. Como o tempo de expediente é longo, isso resulta em várias horas de ar viciado preso dentro do local de trabalho. Consequentemente, afeta a saúde respiratória dos colaboradores.

 

Por isso, é tão importante priorizar soluções de ventilação permanente nas fábricas. Um projeto que combina ventiladores industriais e ar-condicionado, por exemplo, não dá conta do recado sozinho. Além de gerarem um consumo energético elevado, essas soluções não proporcionam a renovação do ar interno, favorecendo assim a propagação de vírus, fungos e bactérias.

 

Um sistema de ventilação natural, por sua vez, combina soluções sustentáveis que trazem conforto térmico a custo zero de energia. Assim, dá para dispensar o uso dos aparelhos climatizadores e garantir a troca constante do ar dentro do galpão. Os colaboradores irão sentir de imediato a diferença ao trabalhar em um local mais salubre e agradável. Isso, é claro, se reflete também no rendimento das equipes.

 

Ventiladores industriais ou sistemas de ventilação natural: o que utilizar

 

Muitos gestores optam pelos ventiladores industriais pela questão financeira. Esses equipamentos são sim, mais em conta e, quando combinados com exaustores, conseguem remover parte dos poluentes acumulados no galpão. No entanto, o projeto precisa ser muito bem dimensionado para que se consiga esse efeito. Ainda assim, o consumo de energia será elevado e o sistema não terá máxima performance.

 

Já as soluções de ventilação natural, como as venezianas e lanternins industriais, operam com eficiência máxima sem consumir um quilowatt sequer de energia. Isso é possível graças aos fenômenos físicos Venturi e chaminé, que ocorrem com base no deslocamento dos fluidos pelo ambiente fabril.

 

Dessa forma, o ar que entra pelas venezianas impulsiona a circulação dentro da fábrica, trazendo conforto térmico e direcionando o ar quente para a cobertura. No telhado, os lanternins cumprem a função de um poderoso exaustor ao empurrar o ar aquecido e viciado para fora do galpão. Com esse processo, a qualidade do ar será a melhor possível e a temperatura interna se manterá sempre agradável.

 

Portanto, projetistas que optam pelos ventiladores industriais, por serem soluções mais em conta, acabam desvalorizando as obras, tendo em vista que um projeto de ventilação natural traria um retorno muito mais positivo. Isso vale tanto do ponto de vista do conforto quanto da sustentabilidade, já que com venezianas e lanternins a indústria consegue atingir a eficiência energética.

 

Como as venezianas industriais contribuem

 

Vimos que as venezianas são as grandes responsáveis pela renovação constante do ar interno – coisa que os ventiladores industriais não são capazes de fazer. O conforto térmico e a qualidade do ar, portanto, estarão garantidas. Para além dessa vantagem – que impulsiona o rendimento dos colaboradores e o faturamento da fábrica – as venezianas são mais econômicas em termos operacionais.

 

O fato de não consumirem energia para funcionar já é bastante significativo para o equilíbrio das despesas da linha de produção. Outra vantagem é que as venezianas demandam pouca manutenção, o que também ajuda na redução de custos. Em comparação com os ventiladores industriais, elas ainda saem na frente no quesito ausência de ruídos, trazendo mais bem-estar para o ambiente corporativo.

 

Dependendo do material das venezianas, é possível aliar iluminação natural ao sistema de ventilação. É o caso das venezianas de policarbonato. Esse material apresenta excelente taxa de transmissão luminosa, o que favorece o conforto e a segurança visual na realização daquelas atividades mais criteriosas, além de poupar energia com lâmpadas artificiais.

 

Todos esses benefícios convergem para uma temática importantíssima na indústria, que é a sustentabilidade dos projetos. Afinal, trabalhar de forma sustentável é um pré-requisito para empresas que se preocupam em aliar cuidado ambiental, otimização de recursos e imagem positiva no mercado.

 

Se você compreende essa relação, vai gostar de conhecer o Kit Veneziana do Grupo MB. Referência no segmento da iluminação e ventilação natural há 20 anos, o Grupo MB lançou esta nova forma de adquirir venezianas industriais, agora também disponíveis para compra online.

 

Essa modalidade de compra tem o preço mais competitivo do mercado porque combina orçamento imediato, entrega em tempo recorde e montagem por conta própria.

 

Visite o e-commerce do Grupo MB e personalize seu pedido em nosso site de forma rápida, prática e segura!