Publicado em: 11/03/2021

Janela com veneziana industrial x veneziana comum: o que você precisa saber

Janela com veneziana industrial x veneziana comum: o que você precisa saber

Embora tenham a mesma denominação, as venezianas utilizadas em projetos residenciais/comerciais e aquelas utilizadas em galpões de indústrias têm funcionalidades bem diferentes.

Enquanto as primeiras aliam ventilação e privacidade para os ambientes, as venezianas industriais vão além das funcionalidades básicas, pois otimizam a ventilação permanente, aproveitam ao máximo a luz solar e ainda deixam o local mais salubre.

Essas funcionalidades da janela com veneziana industrial interferem nos cofres da indústria, gerando economia no consumo de eletricidade e impulsionando a produtividade dos colaboradores. Continue a leitura e entenda os benefícios!

 

Quais as diferenças entre os tipos de veneziana?

 

Vamos às diferenças básicas entre a janela com veneziana industrial e a janela com veneziana comum:

 

Janela com veneziana industrial

As venezianas industriais são soluções de ventilação permanente que contribuem de forma decisiva para a melhoria na qualidade do ar nos galpões das fábricas e, dependendo do modelo, permitem a entrada estratégica de luz solar para tornar o ambiente interno mais agradável.

Devido ao conforto térmico trazido pela ventilação natural, a veneziana é um item indispensável para empresas que buscam atingir eficiência energética, dispensando o uso de equipamentos de ventilação forçada e de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado.

Isso é fundamental não apenas do ponto de vista da sustentabilidade e redução de custos nas indústrias, mas também da relação com a saúde e produtividade das equipes. Afinal, em um local de trabalho mais ventilado e agradável, o risco de doenças respiratórias diminui e o desempenho dos colaboradores aumenta.

 

Janela com veneziana comum

 

As venezianas comuns, que são bastante utilizadas em projetos residenciais e de escritórios, não têm exatamente as mesmas funcionalidades das venezianas industriais. Embora favoreçam a entrada de ar e de luz solar, a eficiência em termos de conforto térmico e melhoria na qualidade do ar é muito menor em comparação à janela com veneziana industrial.

Isso não quer dizer que a janela com veneziana comum não seja uma boa opção para sua casa, por exemplo. Porém, no caso de um galpão industrial, é preciso contar com venezianas específicas para este fim, as quais serão dimensionadas conforme a taxa de renovação do ar necessária para manter a salubridade do recinto.

O foco das venezianas residenciais, por sua vez, é deixar a casa um pouco mais arejada e iluminada, ao mesmo tempo em que conferem privacidade para os ambientes, já que os vãos são pequenos. Assim, podem até dispensar o uso de cortinas caso a entrada de luz não comprometa o conforto dos moradores.

 

Janela com veneziana industrial: quais os benefícios?

 

O principal benefício da janela com veneziana industrial é potencializar a ventilação e a iluminação natural nos galpões das fábricas, trazendo mais saúde para os colaboradores e reduzindo os custos operacionais da empresa. A seguir, resumimos essas vantagens:

 

Conforto térmico garantido

As venezianas industriais são dimensionadas a partir do cálculo da taxa de renovação de ar necessária para aquele galpão. Assim, consegue-se aproveitar ao máximo a entrada de ar para garantir o conforto térmico dos colaboradores a custo zero de energia. Isso também melhora a qualidade do ar interno, já que a circulação constante evita a propagação de doenças respiratórias, a exemplo da Covid-19. 

 

Entrada estratégica de luz solar

Venezianas fabricadas em policarbonato translúcido favorecem a entrada estratégica de luz solar, ou seja, iluminam sem deixar passar níveis perigosos de radiação. Além de trazer mais conforto visual para o galpão, isso ajuda a economizar energia, pois não será necessário contar com as lâmpadas artificiais durante boa parte do expediente. Já no caso de indústrias que necessitam de rígido controle de iluminação, as venezianas opacas são as mais indicadas.

 

Alta produtividade e economia

Em um local de trabalho mais salubre e confortável, com certeza os colaboradores vão render melhor. Aqueles problemas típicos de um ambiente abafado e sem circulação de ar serão eliminados por completo – como dores de cabeça, desidratação e cansaço. O resultado da alta produtividade reflete também no faturamento da empresa, que inclusive já estará tendo custos operacionais menores devido à economia de energia trazida pelas venezianas.

 

O que considerar na hora da compra?

 

Para garantir todos os benefícios de uma janela com veneziana industrial, é imprescindível contar com um fornecedor especializado e que preza pela máxima qualidade dos produtos.

O Grupo MB é referência nesse segmento há mais de 15 anos e acaba de disponibilizar a compra de venezianas industriais via e-commerce. Além de ter mais praticidade na hora da aquisição, você poderá montar o seu produto por conta própria.

O Kit Veneziana do Grupo MB vem com manual completo de montagem e instalação para que você não precise ficar refém da agenda dos montadores. Também há um tutorial em vídeo com o passo a passo detalhado da execução.

Assim, dá para tirar rapidamente o seu projeto do papel para usufruir o quanto antes das vantagens da ventilação natural. As venezianas do Grupo MB trazem ainda com os seguintes diferenciais:

  • Proteção contras os raios UV;
  • Baixo peso específico;
  • Opção de telas anti-pragas;
  • Vedação contra infiltração;
  • Alta resistência mecânica;
  • Zero emissão de ruídos.

Se você tem interesse na solução, visite nosso e-commerce, personalize seu pedido e receba seu Kit veneziana em até 3 dias úteis! Para saber mais, acompanhe também o nosso blog!