Publicado em: 30/11/2022

Telha translúcida ou domus: qual a melhor opção?

Telha translúcida ou domus: qual a melhor opção?

A telha translúcida e os domus são recursos muito utilizados para favorecer a iluminação natural nos galpões de fábrica. No entanto, os domus reúnem benefícios mais específicos, relacionados ao amplo alcance de luminosidade e à economia significativa de energia elétrica. Quer entender melhor as diferenças? Continue a leitura e veja qual solução escolher para o seu projeto!

O que é a telha translúcida?

A telha translúcida é um tipo de telha ondulada transparente. Sua matéria-prima é a resina plástica reforçada com fibra de vidro. Esses materiais favorecem a transmissão da luz solar, fazendo com que a telha translúcida seja um recurso bastante utilizado em galpões industriais e outros ambientes que necessitam de iluminação natural, como shoppings, estufas e playgrounds.

Domus linear: conheça a solução

O domus, por sua vez, é uma solução de iluminação natural mais robusta, instalada na cobertura de galpões para proporcionar a entrada estratégica da luz solar no ambiente. As placas do domus linear apresentam excelente taxa de reflexão luminosa. Essa taxa é superior à capacidade luminosa da telha translúcida.

Por isso, se a intenção é proporcionar iluminação uniforme, em um amplo campo de visão e sem deixar passar radiação UV, o domus linear é a escolha ideal. Para você ter uma ideia do potencial dessa solução, considere que o domus é capaz de manter um galpão bem iluminado por cerca de oito horas, sem a necessidade de lâmpadas artificiais.

Domus alveolar ou domus prismático: entenda a diferença

As chapas dos domus são fabricadas em policarbonato, um material campeão de escolha quando falamos em taxa de reflexão luminosa. A composição das chapas, entretanto, pode ser de alvéolos ou microprismas.

No caso dos domus alveolares, os pequenos alvéolos compõem espaços ocos no interior da estrutura, os quais favorecem a refração da luz solar. Esses materiais fazem do domus alveolar 80% mais leves e 250 vezes mais resistentes do que o vidro.

Já os domus prismáticos contam com uma estrutura de 26 mil microprismas responsáveis por fazer a luz natural propagar com mais eficiência. Além da elevada taxa de transmissão luminosa, a grande vantagem do domus prismático é que ele consegue iluminar com eficiência um campo de visão que vai além daquele que se encontra imediatamente abaixo da solução.

3 vantagens do domus

A seguir, resumimos as 3 principais vantagens dos domus de iluminação natural.

Eficiência energética

Por funcionarem a custo zero de energia, os domus trazem conforto térmico e segurança visual para o galpão sem onerar os cofres da empresa. Em longo prazo, com a redução significativa nas faturas de energia elétrica, a fábrica poderá atingir a eficiência energética – aspecto-chave para a sustentabilidade industrial.

Qualidade de vida no trabalho

Os domus lineares estão alinhados com as regras de Segurança do Trabalho estabelecidas em normas como a NR-17, que preza pela ergonomia e conforto no ambiente corporativo. Como o local estará sempre bem iluminado, o ambiente ganha salubridade e diminuem-se os riscos de acidentes trabalhistas.

Sustentabilidade industrial

Trabalhar de forma sustentável é uma prioridade no segmento industrial hoje em dia, sobretudo em relação ao uso racional de recursos como a energia elétrica. Nesse quesito, os domus são imbatíveis, pois permitem trabalhar durante a maior parte do expediente sem precisar recorrer à iluminação artificial.

Saiba mais sobre soluções sustentáveis e como elas ajudam a transformar os projetos arquitetônicos!

Telha translúcida ou domus: como fazer a melhor escolha para seu galpão industrial?

O funcionamento a custo zero de energia, a baixa necessidade de manutenção e a estética impecável são alguns benefícios do domus de iluminação natural. Em todos esses quesitos, o domus sai na frente da telha translúcida, proporcionando maior retorno sobre o investimento.

Por isso, se a sua intenção é explorar ao máximo os benefícios da iluminação natural, saiba que os domus representam uma escolha mais inteligente. Os ganhos se estendem para além do fator operacional, garantindo também uma imagem mais positiva da indústria por meio da implementação de uma solução sustentável e que traz bem-estar para os colaboradores.

Quer saber mais sobre essa solução e como obter um projeto de iluminação de alta performance? Veja o guia completo para instalação, inserção e ajustes dos parâmetros de Domus, Lanternim e Venezianas no seu galpão industrial a partir da modelagem BIM!